NOSSOS COLABORADORES

Altemir Almeida

Gestor público com mais de 25 anos de experiência, graduado em Psicologia e pós-graduado em Habitação e Cidade. Foi secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Jacareí e diretor de Patrimônio da COHAB-SP (Cia. Metropolitana de Habitação de São Paulo), com especial destaque aos programas de regularização fundiária, administrativa e urbanística. Foi secretário de Transportes nas Prefeituras Municipais de São José dos Campos e Caçapava, e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo; chefe de Gabinete do CAU-SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo) e da Administração Regional de São Miguel Paulista da Prefeitura de São Paulo; diretor-executivo da Rede Internacional de Ação Comunitária – Interação, organização de que é sócio-fundador e conselheiro. Atua em projetos da Rede Interação, com destaque ao projeto "Moradia Urbana com Tecnologia Social" em parceria com a FBB (Fundação Banco do Brasil), presente em 22 estados.

Altemir


Ana Carolina Neves Alves Ramos

Formada em Direito pela Univap em 2001, pós graduada em Direito Público e Direito Eleitoral. Tem experiência em gestão administrativa e financeira, bem como em consultoria jurídica. Atuou com a gestão de carteira de investimentos, orçamento, finanças, controles internos, treinamento, investigações e implementação de novos processos, compras, gestão de contratos e fornecedores, avaliação/validação de cláusulas contratuais, departamento pessoal e consultoria jurídica (tributos, licitações, inquéritos civis e ações civis relativos ao meio ambiente e saúde), atendimento aos órgãos de auditoria e fiscalização. Suas responsabilidades profissionais abrangeram a coordenação e supervisão de departamento jurídico; defesa em ações judiciais nas áreas administrativa, judicial, patrimonial, previdenciária e tributária, perante Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público; emissão de pareceres, análise de contratos e a legalidade de projetos de lei, minutas de decreto, portarias e resoluções; análise e avaliação estratégica a respeito de decisões político-administrativas; estudos jurídicos sobre as matérias relacionadas à previdência, em especial, controle, acompanhamento, conferência e apresentação de cálculo atuarial. Também atuou como mediadora de audiências de conciliação, na coordenação de eleição de conselhos (IPMJ e Conselho Tutelar) e eleições municipais. Docência da disciplina de Introdução aos estudos de Ciências Atuariais para o curso de Ciências Contábeis. Foi, ainda, franqueada do Subway (fast food americana), acompanhando compras, estoque e inventário, atendimento ao cliente e cumprimento de conformidades. Sua experiência profissional foi desenvolvida sobre pilares de liderança, resultado, comunicação e consultoria. Liderando pequenas e grandes equipes com diferentes níveis. Promoveu a conexão com as pessoas através de canais de comunicação e processos de serviços. Vivenciou situações de adaptação à realidade. Deu cumprimento a planejamento estratégico situacional. Obteve reconhecimento pelas tarefas e negócios realizados. Identificou problemas e promoveu a resolução autonomamente.

Ana Carolina


André Donizete da Silva

Do alto de seus 44 anos - e natural de Jacareí, SP - possui formação de Bacharel em Administração de Empresas e é Pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação de Ensino de Campinas – FECAMP. Possui, ainda, 16 anos de experiência em administração pública, com destaque para: Suprimentos, Contratos e Convênios, Compras Públicas; Regime Próprio de Previdência Social - RPPS; Gestão de Pessoas; Atendimento ao Público; Plano de Cargos Carreira e Salários – PCCS; Escola de Governo e Gestão Pública; e moderação de grupos. Atuou como Presidente do Instituto de Previdência do Município de Jacareí e, após, como Secretário de Administração e Recursos Humanos do Município de Jacareí. Professor universitário, desenvolve trabalhos de Planejamento Estratégico Situacional para ONGs, órgãos públicos e empresas do setor privado.

André


Dalton Ferracioli

Engenheiro de Minas formado pela Escola de Minas de Ouro Preto – Universidade Federal de Ouro Preto em dezembro de 1988, já com 36 anos na área, atuou como profissional da Engenharia de Minas até 1990 em grandes empresas do setor, na produção de matérias primas para indústrias cimentícias, cerâmicas e de refratários. A partir do início da década de 90 ingressou no setor público, atuando nas áreas de obras e infraestrutura nas prefeituras das cidades de São Paulo, São José dos Campos, Guarulhos e Jacareí. Sua atuação nas administrações públicas foram sempre voltadas para o desenvolvimento e elaboração de projetos de obras públicas, bem como sua implantação e execução, chefiando setores de projeto, obras e serviços. Sob seu gerenciamento foram executadas importantes obras nas áreas da Educação, Saúde, Esporte e principalmente infraestrutura urbana. Durante sua atuação profissional aprimorou seus conhecimentos em políticas públicas voltadas para o planejamento estratégico, licitações, gerenciamento e fiscalização de contratos. Atualmente iniciou um novo perfil de trabalho voltado para a área de consultoria e assessoria nos setores público e privado para o planejamento e desenvolvimento de projetos de obras e serviços de manutenção e conservação urbana.

Dalton


Hamilton Ribeiro Mota

Hamilton Ribeiro Mota é formado em arquitetura e urbanismo. Foi eleito prefeito de Jacareí em 2008 e reeleito em 2012. Antes de suas duas gestões, já participava ativamente na administração pública: desde 2001 integrou a equipe da Prefeitura de Jacareí, tendo passagens como Secretário de Governo, de Segurança e Defesa do Cidadão, de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura. Filho de Antônio Mota Filho e Laíde Silvânia de Jesus, nasceu em Passa Quatro (MG) e veio para Jacareí com apenas alguns meses de idade. Em 1996 se casou com a Suzi, com quem tem um filho, o Lucas. O site Jacareí Melhor reúne uma série de informações sobre as duas gestões de Hamilton como prefeito, de 2009 a 2016.

Hamilton


João Roberto Costa de Souza

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Universitário e Gestor Público há 16 anos, foi Presidente da Fundação Cultural de Jacarehy e Coordenador do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. No Governo do Presidente Lula assessorou o Ministério da Cultura no processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura. Em duas gestões municipais (2009-12 e 2012-16) foi Secretário Municipal de Educação na cidade de Jacareí, no Estado de São Paulo, coordenando no âmbito administrativo e pedagógico o Sistema de Escolas Públicas da Prefeitura, cuja rede de atendimento abrange mais de 80 escolas e cerca de 21.000 alunos. A partir de 2014 passou a integrar a jurisdição brasileira do GELP (Global Education Leaders Partnerships) formada por lideranças educacionais de 15 países, participando das Reuniões Globais de San Francisco, nos EUA (em 2014) e Durban, na África do Sul (2015), em parceria com a OCDE. A partir de 2015, a convite da Fundação Bill e Melinda Gates, passa a integrar o GT Internacional do Projeto ITE (Inicial Teacher Education) voltado para o intercâmbio de experiências e práticas na Formação Inicial de Professores. Em Setembro de 2015 e Maio de 2016, respectivamente, participou dos encontros do mesmo grupo nas cidades de Melbourne, na Austrália, e Londres, no Reino Unido. A partir dessas experiências internacionais trouxe investimentos externos que possibilitaram à rede municipal implantar um Programa de Tutoria para professores durante o estágio probatório em parceria com vários institutos e organizações do terceiro setor que apoiam o projeto, tais como a Fundação Lemann, o LABI, a Fundação Roberto Marinho, o Instituto Natura, dentre outras.

João Roberto


José Roberto Fernandes da Silva

Graduado em Economia pela Fundação Valeparaibana de Ensino e com especialização em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é um profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado, atuando nas áreas de propaganda e marketing, rádio, jornal, e no mercado imobiliário. Na área pública atuou nas Prefeituras de São José dos Campos, como Secretário de Serviços Municipais, responsável pela manutenção da cidade, como Secretário Chefe de Gabinete e Secretário de Comunicação; em Guarulhos como Diretor de Meio Ambiente; e em Jacareí, como Secretário de Meio Ambiente, onde participou ativamente da implantação de uma série de praças e parques urbanos, bem como do desenvolvimento e implantação de uma PPP – Parceria Pública Privada de Limpeza Urbana, uma das primeiras e mais completas a serem implantadas no país. Foi membro fundador e durante muitos anos diretor da ONG Vale Verde Associação em Defesa do Meio Ambiente, tendo sido membro dos Conselhos de Meio Ambiente de São José dos Campos, Guarulhos e Jacareí. Mantém um escritório imobiliário em São Jose dos Campos, onde desenvolve além de comercialização de imóveis residenciais e empresariais, prospecção de áreas e estudos de viabilidade para implantação de empreendimentos imobiliários.

José Roberto


Lucilene Gonçalves

É Engenheira Civil pela Universidade de Taubaté - UNITAU. Atuou como Gerente de Projetos e Obras e também como Secretária de Infraestrutura Municipal de Jacareí, São Paulo. Foi presidente do SAAE – Serviço Autônomo de água e Esgoto de Jacareí, acumulando experiências em elaboração de orçamentos, licitações, convênios do governo federal e estadual, fiscalização de obras e gerenciamento de contratos, análise de projetos, orçamentos, gerenciamento de equipes e contratos.

Lucilene


Luiz Antônio Melhado

Gestor de Hospitais que já conta com quase 40 anos de efetiva experiência desde sua graduação em Enfermagem pela PUC, em Curitiba, no Paraná. Fez, ainda, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UFRS, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Especialização em Administração Hospitalar pela Fundação São Camilo, em São Paulo. Sempre atuou na área da saúde, sendo de se destacar suas passagens como Professor em Administração Hospitalar na Faculdade de Enfermagem - FECIVEL em Cascavel, PR; Diretor Administrativo no Hospital das Clínicas de São Sebastião, SP; e Diretor Geral do Hospital de Base de Bauru, SP. Junto à Administração Pública já exerceu os cargos de Assessor Técnico de Saúde na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Coordenador de Hospitais e Pronto Socorros e, ainda, Secretário Municipal de Administração, ambos na Prefeitura Municipal de Santos, SP; Diretor Administrativo na Câmara Municipal de Santos, SP; Secretário de Governo na Prefeitura Municipal de São Sebastião, SP; e Secretário de Administração na Prefeitura Municipal de Jacareí, SP. Entre 2008 e 2015 foi Professor Universitário e Pesquisador junto à FESPSP - Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Já como Consultor de Gestão Hospitalar atua no mercado desde 1995, tendo prestado serviços à OPAS - Organização Pan Americana de Saúde, ao Ministério da Saúde, à Pró Sistemas Consultoria Ltda e ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Entre 2016 e início de 2017 foi o Superintendente da Santa Casa de Misericórdia do Município de Jacareí, SP.

Melhado


Michel Pacheco Ramos

Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) em 2002, com especialização em Direito Público pela UNISAL. Entre 2002 a 2009 manteve escritório de advocacia, atuando principalmente nas áreas cível, família e sucessões. De 2009 a 2012 foi Consultor Jurídico de Patrimônio Imobiliário na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de Jacareí, sendo que de 2013 a 2016 assumiu como Secretário Adjunto de Assuntos Jurídicos do Município de Jacareí, ajudando na coordenação de toda a equipe da Secretaria de Assuntos Jurídicos, com aproximadamente 30 profissionais, além de interlocução com o Poder Judiciário (juízes da Comarca) e com o Ministério Público. Atualmente possui escritório próprio onde desenvolve seus trabalhos de Advocacia e Consultoria Jurídica.

Michel


Luiz Carlos Pontes

Vivência de mais de 30 anos em execução e gestão de projetos, obras públicas e privadas. Engenheiro Civil – UFJF/MG. Curso de extensão em Gestão Pública, FGV, 2005. Cursou Sistemas de Drenagem, Gerência de Infraestrutura Viária e Aplicação de Geossintéticos à Construção Civil – ITA; Administração Pública – Planejamento e Controle no Cenário Econômico – FGV; Regularização de Loteamentos e Desmembramentos- CEPAM; Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado – USP; e diversos cursos em saneamento, meio ambiente, licitações e regularização fundiária. Na Prefeitura de Jacareí/SP atuou como Secretário Adjunto de Obras, Diretor de Projetos e Diretor de Obras Viárias, 2010/ 2016. Na cidade de Guarulhos/SP foi Diretor de Licenciamento Urbano, 2007/ 2010. E em São José dos Campos/SP foi Secretário de Obras e Habitação, 1993/1996.

Pontes


Paulo Bicarato

Jornalista, tem cerca de 30 anos de experiência, com vasta atuação nos mais diversos meios de comunicação. Foi secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Jacareí, integrou a equipe da Cultura Digital do Ministério da Cultura (gestão do ministro Gilberto Gil), trabalhou em jornais como o Valeparaibano e a Folha de S.Paulo (repórter, repórter especial, editor, editor-executivo), além de passagens por assessorias de comunicação e marketing empresarial. É colaborador frequente de diversas publicações online, e mantém o blog Alfarrábio há 16 anos.

Bicarato


Priscila M. Freitas

Profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado, atuando tanto como autônoma quanto como arquiteta no escritório de arquitetura e engenharia civil, elaborando estudos de viabilidades de projetos, suporte técnico e estudos das legislações pertinentes e participação na produção de material técnico de Projeto Executivo. Servidora municipal na Prefeitura de Jacareí desde 2011, atuando em áreas de planejamento estratégico, fazendo parte da Comissão de Alteração do Plano Diretor de Jacareí, em 2012, bem como elaborando projetos urbanos e estudos urbanísticos para Jacareí, considerando seu contexto da cidade, em todas as suas vertentes (histórico, social, econômico e territorial). Desde 2016 também atua como docente e coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Anhanguera de Jacareí. Formada em Arquitetura e Urbanismo, com Pós em Gestão de Cidades e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Autora de diversos artigos científicos e do livro "Direito à Cidade Sustentável", lançado em novembro de 2015.

Priscila Freitas


Renato Gil Moraes

Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) em 2002, com especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito (EPD) em 2008. Entre 2002 e 2011 atuou em renomados escritórios da região, tais como Campanella Advogados Associados e Ney Santos Barros Advogados. Já de 2012 a 2016 foi Consultor Jurídico na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de Jacareí, coordenando sua própria equipe no contencioso da Administração Pública. Atualmente possui escritório próprio onde desenvolve seus trabalhos com ênfase na área trabalhista.

Renato


Suzana Machado

Profissional pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Estácio de Sá, com experiência em processos judiciais no polo passivo e ativo, bem como junto ao Ministério Público Ambiental em Inquéritos Civis e junto a Agências Ambientais do Estado de São Paulo em negociações de infrações ambientais e em Termos de Ajustamento de Conduta, além de condução de processos de licenciamentos ambientais para as mais diversas atividades, defendendo interesses da Administração Pública e de particulares. Possui ainda cursos de Legislação Ambiental Aplicada e Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo pela Escola Superior da Cetesb.

Suzana


Themístocles Júnior

Profissional com formação em Engenharia Elétrica (UFJF) e experiência de 25 anos atuando no setor industrial, do petróleo, da construção civil, segurança eletrônica e setor público. Trabalhou com implantação de projetos industriais e prediais, sendo responsável pela construção/adequação de sites fabris e prédios comerciais, desde a definição da localização até a entrega operacional, incluindo domínio de toda a legislação, normas e habilitações requeridas. Gerenciou equipes multifuncionais de instalação e manutenção em instalações elétricas, subestações de média e alta tensão, instalações mecânico-hidráulicas, proteção contra incêndio, ar condicionado, telecomunicações e supervisão predial. Também trabalhou nas empresas Engeseg, Sentran, Solectron, Halliburton e outras da construção civil. No setor público, na Prefeitura de Jacareí, atuou em gestão de obras prediais, de infraestrutura viária, gestão de iluminação pública, mobilidade urbana, licitações, administração de contratos/serviços terceirizados e planejamento estratégico. Possui experiência e vivência internacional em empresa do ramo petrolífero.

Themístocles

Adauto de Andrade  Sheila Moreira Fortes  Ana Paula Truss Benazzi